Rancho Casal Sentista



Fundado em 1987 o grupo tem vindo a recolher, preservar e divulgar as tradições dos seus passados não só nas danças, trajes e instrumentos mas também nas mais diversas formas culturais de outrora como: a gastronomia, festas e romarias, rezas, adivinhas e lendas.
Fez a primeira actuação em 19 de Agosto de 1995 e já esteve presente em todo o país nos mais diversos festivais nacionais e internacionais. Já realizou 60 actuações no estrangeiro em representação de Portugal. Das actuações internacionais merecem particular destaque:
Em 2001 a estada em Espanha em O Grove a fim de representar Portugal num festival Luso-Galaico;


Em 2003 em França – Rennes - na região da  Bretanha.Aqui, fez várias actuações em festivais, incluindo uma actuação para a televisão.  
                                                                 
Em 2004 esteve novamente emEspanha - em Trujillo nas festas pascais locais Chiviri 2004. No mesmo ano o grupo desloca-se ao Brasil onde participou na 2ª mostra internacional de folclore do Rio de Janeiro e no 18º Brasil “Fest in Folk” considerado pela UNESCO um dos dez melhores festivais de folclore do mundo onde realizou cerca de 40 espectáculos em escolas, bairros, salas de espectáculos, bem como gravações para várias televisões nacionais e regionais. Deslocou-se às cidades do Rio de Janeiro e Guarujá no estado de São Paulo.
Em 2006 esteve na Turquia onde participou no festival Beycoz em Istambul.


Em 2008, regressa a Espanha para participar noutro festival internacional em Narón, conjuntamente com países de todo o mundo. Passou pouco mais de uma semana e o grupo desloca-se para um outro festival internacional naHungria, tendo estado em Budapeste e em Szeged.


 
 É sócio fundador e director da União das colectividades do concelho de Torres Novas, está inscrito no Rnaj, no Inatel, na Fajudis onde já fez parte da mesa da assembleia geral e onde é actualmente membro do conselho fiscal, na FNAJ, na Confederação portuguesa de colectividades de cultura recreio e desporto, e na federação distrital da mesma confederação. Assume-me como sócio da CPPCCRD, FDSCPCCRD.                                                                                      
Promove actividades de ocupação dos tempos livres dos jovens ligadas a várias Áreas como o Ambiente a defesa do património, jogos populares e actividades musicais durante o ano. Já editou dois trabalhos discográficos. Tem uma escola de tocadores tradicionais. Dedica-se á preservação de artesanato local.
Este grupo, já conta com a realização de dois festivais internacionais de folclore denominado de Interfolk. O primeiro realizado em 2007 e o segundo em 2009, que contaram com a presença de grupos oriundos de Espanha, Turquia, México, Servia, Angola e Portugal. Prevê-se dar continuação a este festival, sendo o próximo em 2012, na cidade de Torres Novas entre outras.


Em 2011, o grupo esteve na ilha da Sardenha, na Itália, a representar Portugal num festival internacional em Milis, denominado de LA VEGA.